quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ano Paulino celebrado no CNE


Caminhadas temáticas e uma viagem a Roma, por altura da Páscoa, são apenas algumas iniciativas que os caminheiros e companheiros, a IV secção do Corpo Nacional de Escutas, vão organizar para assinalar o Ano Paulino.
Com o objectivo de assinalar o início do Ano Paulino e perspectivar a forma de viver São Paulo nas actividades, a Equipa Nacional dos Caminheiros e Companheiros promoveu um encontro com os responsáveis regionais e de núcleo da IV secção.
“As actividades desenvolvidas terão como protagonistas os escuteiros nas regiões e nos núcleos”, explica à Agência ECCLESIA Diana Cardoso, responsável da Equipa Nacional dos Caminheiros e Companheiros, daí a necessidade que perceber sensibilidades e lançar ideias para actividades.
As caminhadas, actividade por excelência da IV secção, serão feitas com base no itinerário de vida de São Paulo. Estas são actividades que os caminheiros “projectam, enriquecem, realizam e avaliam” no plano normal do CNE, mas vividas à luz da vida do apóstolo.
Diana Cardoso explica que é intenção da Equipa Nacional premiar a melhor caminhada “com base em critérios”, com uma viagem a Roma, por altura da Páscoa.
Para assinalar o final do Ano Jubilar Paulino, a 29 de Junho de 2009, a equipa nacional quer realizar uma «Via Paulina».
“O objectivo é que todos os escuteiros da IV secção ao mesmo tempo, participem numa actividade com episódios da vida de São Paulo, a realizar em diferentes locais, mas ao mesmo tempo, mas numa organização regional”, explica a responsável da Equipa Nacional. O guião ficará à responsabilidade da Equipa Nacional, mas a dinamização cabe às regiões.
O Ano Jubilar Paulino é uma celebração especial para os escuteiros da IV secção, uma vez que têm São Paulo como seu patrono. O apóstolo é exemplo de “perseverança e missão”.
Diana Cardoso explica que os caminheiros e companheiros vão ter oportunidade de conhecer o apóstolo de forma mais “aprofundada”. “Há muita informação e publicações a circular sobre São Paulo e os chefes estão muito empenhados e entusiasmados”.

Sem comentários: